A economia do Brasil em 2020 sofreu incontáveis altos e baixos devido à pandemia do Coronavírus, afetando principalmente as micro e pequenas empresas em todo país. O período de quarentena causou grandes mudanças na vida e no padrão de consumo de toda a população, que impactaram diretamente negócios de diversos setores. Até aí, nenhuma novidade. Mas, junto com períodos turbulentos como esse, vêm também oportunidades ... Como, por exemplo, a chance de se preparar para 2021 com base em novas tendências de mercado que vamos compartilhar com você agora.
Uma pesquisa da EXAME/Bússola mostra que seis em cada dez empresas esperavam fechar 2020 no positivo. Apesar das dificuldades e necessidade de readaptação a este momento atípico, esse ano também trouxe resultados interessantes que merecem ser destacados, especialmente porque eles são um grande indicador das tendências de
mercado que virão em 2021.
5 tendências de mercado para 2021
Com a gradual retomada da economia, muitos empreendedores se perguntam como será o ano de 2021 para as micro e pequenas empresas no Brasil. Embora o futuro possa parecer incerto, uma coisa é garantida: o próximo ano terá muito potencial de crescimento para quem se planejar e souber qual caminho seguir.
Por isso, para ajudar a direcionar seu negócio e te trazer novas ideias, trouxemos as principais tendências de mercado para 2021.
1. Aposte na comunicação e experiências virtuais
Enquanto o distanciamento social for uma necessidade para conter o Coronavírus, as empresas devem encontrar novas maneiras para alcançar e se comunicar com as pessoas, garantindo boas experiências mesmo que à distância. Uma forte tendência para o ano que vem é que as marcas aumentem, ainda mais, sua presença no ambiente digital. Uma pesquisa mostra que 64% das empresas de consumo planejam investir em realidade aumentada, realidade virtual, conteúdo 3D e vídeos em 360° em 2021.
2. Inove e seja criativo
Esse é um tópico que os empreendedores brasileiros tiram de letra, né? Durante muito tempo, a inovação foi impulsionada pela tecnologia e isso não mudou. Contudo, cada vez mais, a criatividade e a vontade das pessoas em superar desafios serve como um poderoso instrumento para crescer e gerar resultados em qualquer negócio.
3. Repense a relação da sua empresa com os colaboradores
A flexibilização dos modelos de trabalho, que já era uma pauta discutida nas organizações, acabou se acelerando com a pandemia. É preciso refletir sobre a experiência e relação que sua empresa mantém com os colaboradores, que vai desde o horário de trabalho e adoção de tecnologias, até os espaços físicos e modelos com jornadas híbridas. Não se esqueça que uma boa gestão de pessoas mantém os funcionários engajados, que passam a realizar seu trabalho de forma mais eficiente.
4. Seja diferente no Digital
Pensando no contexto virtual, quantos sites você já visitou que pareciam ser praticamente iguais? A uniformidade de conteúdo e design das páginas acaba gerando desinteresse das pessoas, que são atraídas por experiências novas e diferentes. Por isso, ao investir no digital, use e abuse da criatividade para sair do óbvio.
5. Crie uma empresa com valores sólidos
Igualdade, conscientização e empatia. Esses valores nunca estiveram tão em alta, e não é à toa. Com o passar dos anos, as pessoas estão se tornando mais socialmente conscientes, o que representa um grande desafio para as marcas. Ser legal com os consumidores, ser sustentável ou ter empatia não é mais uma opção, mas, sim, o mínimo que se espera de uma empresa. As organizações que souberem incorporar valores e atitudes positivas serão lembradas e respeitadas, além de gerar mais lucro e valor de longo prazo.
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