top of page

2021 Chegou... E aí, a sua empresa tá preparada?

Atualizado: 1 de jul. de 2021

A economia do Brasil em 2020 sofreu incontáveis altos e baixos devido à pandemia do Coronavírus, afetando principalmente as micro e pequenas empresas em todo país. O período de quarentena causou grandes mudanças na vida e no padrão de consumo de toda a população, que impactaram diretamente negócios de diversos setores. Até aí, nenhuma novidade. Mas, junto com períodos turbulentos como esse, vêm também oportunidades ... Como, por exemplo, a chance de se preparar para 2021 com base em novas tendências de mercado que vamos compartilhar com você agora.

Uma pesquisa da EXAME/Bússola mostra que seis em cada dez empresas esperavam fechar 2020 no positivo. Apesar das dificuldades e necessidade de readaptação a este momento atípico, esse ano também trouxe resultados interessantes que merecem ser destacados, especialmente porque eles são um grande indicador das tendências de

mercado que virão em 2021.

G2 Marketing Digital | Mais que uma agência


5 tendências de mercado para 2021


Com a gradual retomada da economia, muitos empreendedores se perguntam como será o ano de 2021 para as micro e pequenas empresas no Brasil. Embora o futuro possa parecer incerto, uma coisa é garantida: o próximo ano terá muito potencial de crescimento para quem se planejar e souber qual caminho seguir.

Por isso, para ajudar a direcionar seu negócio e te trazer novas ideias, trouxemos as principais tendências de mercado para 2021.

1. Aposte na comunicação e experiências virtuais


Enquanto o distanciamento social for uma necessidade para conter o Coronavírus, as empresas devem encontrar novas maneiras para alcançar e se comunicar com as pessoas, garantindo boas experiências mesmo que à distância. Uma forte tendência para o ano que vem é que as marcas aumentem, ainda mais, sua presença no ambiente digital. Uma pesquisa mostra que 64% das empresas de consumo planejam investir em realidade aumentada, realidade virtual, conteúdo 3D e vídeos em 360° em 2021.


2. Inove e seja criativo


Esse é um tópico que os empreendedores brasileiros tiram de letra, né? Durante muito tempo, a inovação foi impulsionada pela tecnologia e isso não mudou. Contudo, cada vez mais, a criatividade e a vontade das pessoas em superar desafios serve como um poderoso instrumento para crescer e gerar resultados em qualquer negócio.

3. Repense a relação da sua empresa com os colaboradores

A flexibilização dos modelos de trabalho, que já era uma pauta discutida nas organizações, acabou se acelerando com a pandemia. É preciso refletir sobre a experiência e relação que sua empresa mantém com os colaboradores, que vai desde o horário de trabalho e adoção de tecnologias, até os espaços físicos e modelos com jornadas híbridas. Não se esqueça que uma boa gestão de pessoas mantém os funcionários engajados, que passam a realizar seu trabalho de forma mais eficiente.


4. Seja diferente no Digital

Pensando no contexto virtual, quantos sites você já visitou que pareciam ser praticamente iguais? A uniformidade de conteúdo e design das páginas acaba gerando desinteresse das pessoas, que são atraídas por experiências novas e diferentes. Por isso, ao investir no digital, use e abuse da criatividade para sair do óbvio.


5. Crie uma empresa com valores sólidos

Igualdade, conscientização e empatia. Esses valores nunca estiveram tão em alta, e não é à toa. Com o passar dos anos, as pessoas estão se tornando mais socialmente conscientes, o que representa um grande desafio para as marcas. Ser legal com os consumidores, ser sustentável ou ter empatia não é mais uma opção, mas, sim, o mínimo que se espera de uma empresa. As organizações que souberem incorporar valores e atitudes positivas serão lembradas e respeitadas, além de gerar mais lucro e valor de longo prazo.

Quer fazer um planejamento mais acertivo para esse ano? Então recomendamos que leia o nosso E-book. Com certeza ele vai te ajudar.

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Logo G2 Marketing Digital
bottom of page