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6 Problemas que você deve evitar no Marketing do seu negócio.

Fique sempre de olho nesses 6 erros que muitos negócios cometem nas suas estratégias de Marketing Digital, e implemente soluções para você ficar no caminho certo.


As estratégias de Marketing Digital estão sempre mudando muito rapidamente, fazendo com que as marcas, empresas e negócios precisem evoluir rápido e que sejam mais eficazes com seus resultados. Por isso existe uma necessidade constante de analisar e reavaliar o que funciona, evitando erros. Aliás, você conhece os principais problemas de Marketing?


O marketing, quando aplicado de forma eficaz, pode ser a grande responsável por levar a um aumento nas vendas. Mas não basta apenas investir um valor X em anúncios ou fazer uma ação aqui e outra ali. Isso por si só não garante bons retornos. Somente estratégias bem planejadas e que evitam esses 6 problemas muito frequentes do Marketing podem ter sucesso.

Você está enfrentando problemas com seu baixo retorno sobre os investimentos (ROI), apesar de todos os seus esforços que está fazendo com Marketing Digital? Então é importante reavaliar suas estratégias para descobrir os erros que estão afetando seu negócio. Aqui vamos apresentar os 6 principais erros e dicas para evitá-los.


1. Falta de clareza nas definições da área.

Para começar qualquer trabalho de Marketing Digital, é preciso fazer uma série de definições que vão nortear as ações e estratégias, indo desde a criação do público ideal para oferecer o seu produto ou seu serviço, até o momento de fazer o envios de Leads para a área de vendas.

Cada uma dessas etapas precisa estar descrita de forma clara e simples, para todos terem visibilidade e entenderem. Sem isso, será difícil falar com o público certo e obter bons resultados. Também é importante que as definições sejam compartilhadas com toda a empresa: precisamos que os times concordem e contribuam com essas definições.


2. Alinhamento entre Marketing e Vendas.

Imagine um time de futebol que arma grandes jogadas, mas erra os chutes a gol. Ou a equipe que nunca consegue finalizar uma jogada, porque raramente chega uma boa bola até os atacantes. Dentro das empresas acontece da mesma forma: o trabalho de Marketing é armar as jogadas (preparar o Lead) para o time de Vendas fazer o gol (fechar uma venda).

Esse contexto tem exigido da área de Marketing cada vez mais uma postura mais responsável pela geração de receita nas empresas. Com isso, o alinhamento entre essas duas áreas é uma das principais alavancas de resultados para as empresas.

Tendo consciência desse potencial e das dificuldades de criar essa sinergia entre os times, fica claro que a simples falta de alinhamento pode gerar prejuízos financeiros bem grandes. Por que a cooperação entre os dois times não acontece naturalmente? Essa é uma pergunta de muitas respostas, mas o problema basicamente sempre residiu na divergência entre o imediatismo de vendas e a subjetividade do Marketing.


3. Ter metas separadas do time de Vendas.

Imagine um vendedor típico, sobrecarregado de compromissos e com um número claro de contas a serem fechadas em determinado prazo. Tudo o que ele quer é objetivamente saber como o Marketing pode ajudá-lo a bater essa meta.

Do outro lado, um profissional de Marketing clássico, que ao passo que culpa os vendedores pela forma imediatista de encarar o negócio, não sabe explicar em métricas como o seu trabalho contribuiu para as vendas do mês.

Essa situação, frequentemente vista nas empresas, gera frustrações para ambos os lados, e um péssimo resultado para a empresa como um todo.

Para resolver o problema, essas áreas devem falar a mesma língua. E isso só acontece na prática quando compartilham conceitos, trocam feedbacks e, principalmente, compartilham as mesmas metas.


4. Não ter a prática do Feedback.


Como nossa intenção é a melhoria constante, precisamos sempre analisar quais ações de Marketing trazem mais resultados. Com o acompanhamento das métricas de Marketing Digital isso fica mais fácil, mas contar com o feedback também ajuda nesse sentido, tornando as informações entre Marketing e Vendas um processo de troca.

O marketing precisa saber o que aconteceu com os Leads entregues para o time de Vendas, e os vendedores precisam entender qual a melhor forma de transmitir valor na abordagem. Se esse fluxo de informações não acontecer, dificilmente acontecerá um processo eficiente de melhoria.

Para exemplificar, levantamos as informações que fazem parte de um bom feedback:


  • Status do Lead, se a venda foi fechada, perdida ou segue em negociação;

  • Escolha do produto / plano de interesse;

  • Motivo de descarte, em caso de venda perdida;

  • Ciclo de venda de oportunidade de negócio para o cliente.


5. Não formalizar e documentar os processos.

Tudo o que foi falado até agora sobre os problemas de Marketing e Vendas pode ser acordado com bom senso, mas na prática, com esses dois times sendo responsáveis pela meta que garante a sustentabilidade da empresa, é imprescindível que seja formalizado o que cada um deve entregar.


Por isso, além das melhores intenções de cada time, recomendamos a criação de um acordo, onde serão estabelecidos e registrados de forma objetiva os direitos e deveres de Marketing com Vendas. Além disso, é um erro não fazer a mesma descrição de deveres para toda a empresa, com suas projeções de crescimento e parâmetros de trabalho.


6. Não ter conteúdo no seu site.

Em produtos e serviços de venda mais complexa (como a contratação de um escritório de contabilidade ou de uma empresa de consultoria, por exemplo), o visitante não está só em busca de preço ao acessar um site, mas sim de uma empresa que consiga resolver o seu problema de verdade.

É por isso que ele começa a pesquisar bastante sobre as possíveis soluções. Nesse caso, ao ter conteúdo no seu site, você consegue prender o visitante através de educação sobre o assunto e ganhar a confiança dele.

Nesse momento é ideal fazer pequenas e sutis inserções ao longo dos textos, incentivando os leitores a entrarem em contato com você, pedirem um orçamento ou tirarem alguma dúvida. Isso acaba aumentando as taxas de conversão do site.

O conteúdo pode ser feito através de um blog ou pelo menos através de alguns artigos no site, ou até mesmo nas redes sociais.


Além dessa questão, o conteúdo hoje tem um papel muito importante para um bom posicionamento de marca, e para os mecanismos de busca (Google). Isso pode trazer vários benefícios, como aumentar o número de visitantes do seu site.


Agora que você já conhece os principais problemas de Marketing, que tal conhecer mais dicas que vão ajudar a otimizar seus resultados? Clique qui!

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