top of page

Hashtags funcionam mesmo?

O uso de hashtags no Instagram com certeza não é novidade, mas será que elas realmente funcionam?

Se bem utilizadas, as hashtags tem um potencial muito grande de aumentar a visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados. Mas para isso você precisa de planejamento e entendimento sobre como funciona o universo das hashtags.

Neste post, você aprenderá mais sobre o que é hashtag, vantagens em utilizá-las e dicas profissionais sobre como usar hashtag no Instagram.


G2 Marketing Digital | Mais que uma agência

O que são Hashtags (#)?

Hashtag é uma forma de categorizar conteúdos similares num mesmo lugar.

Elas servem como tags que "separam" seus conteúdos publicados no Instagram para o usuário.

Por exemplo, se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado. E Então, ao fazer a pesquisa, todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.

E como usar?

É aí que entra o famoso símbolo da hashtag #!

Sempre que for usar uma hashtag no Instagram você deve utilizar o “#” e escrever uma palavra relevante ao seu conteúdo. Se for usar frases, use sempre curtas, para que não fique uma hashtag longa e difícil de ser utilizada em outros conteúdos do mesmo tipo.


Por que usar hashtags no Instagram?

As hashtags no Instagram fazem com que outras pessoas que não seguem o seu perfil, encontrem seus posts. Além de atrair seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no seu tema, ou seja, seu público-alvo.

Os usuários têm a opção de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento com posts que usam as hashtags certas, conseguindo quase que “seguidores indiretos” para certos tipos de conteúdo.

O uso da # em um post faz com que o buscador da rede social entenda que aquele conteúdo se refere à determinado assunto, acontecimento, campanha ou debate e permite que o post marcado seja entregue para todos os que buscarem pela hashtag.

Além disso, temos o explorar do Instagram, um local presente na busca da rede muito utilizado para quem deseja explorar conteúdos novos e que tenham afinidade com seu perfil. No explorar são exibidas sugestões de conteúdos baseados em hashtags que tenham relação com o perfil do usuário, sendo uma ótima oportunidade para conseguir ainda mais visibilidade com suas publicações.


7 dicas de como usar hashtag no Instagram


Saber como usar hashtags no Instagram é muito importante para a sua estratégia.

Apesar de existirem uma série de dicas sobre o assunto na Internet, muitos ainda cometem erros básicos como escolher hashtags erradas, aleatórias, exagerar quantidade, entre outros. E para que você não erre a mão na hora de aplicar hashtags em seus posts, dá uma olhada nessas 7 dicas.


1. Não polua sua legenda com #’s

O que queremos dizer com “não poluir a legenda”?

Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras. Além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre. 2. Tenha coerência

Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a sua marca e o post que está sendo veiculado. Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo.

Ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.

É claro que você pode também buscar pelas hashtags populares (que têm, aproximadamente, entre 500 mil e um milhão de publicações). Mas, elas precisam, ainda assim, ter relação com o assunto tratado naquele post.

3. Use o buscador do Instagram

Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram. Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema da forma que ele buscaria. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.

Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar. 😁 4. Crie sua própria hashtag

Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem!

Trate de criar a hashtag da sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais.

Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.

Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.

5. Cuidado com as hashtags genéricas

Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para as #'s do post.

Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem ou até mesmo seguidores com contas falsas.

O que não é o seu objetivo, certo? Afinal, você quer atrair seguidores engajados e que tenham tudo a ver com a marca! 6. Use hashtag na sua bio

Ao criar uma hashtag na bio do Instagram, você consegue contextualizar seu perfil inteiro na rede social, aumentando a assertividade de sua atuação.

As hashtags da bio precisam ser mais estratégicas e relacionadas ao ramo de atuação da sua marca, porém não precisam ser muito específicas, essas você pode deixar para as publicações! 7. Não exagere na quantidade de hashtags

É importante usar as hashtags com moderação no Instagram.

Atualmente já temos provas de que usar muitas hashtags nos posts do feed do Instagram não aumenta o engajamento, pelo contrário.

Com estas dicas de como usar hashtag no Instagram, temos certeza de que ficará mais fácil escrever as legendas dos seus posts!

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Logo G2 Marketing Digital
bottom of page