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O que é Marketing 4.0? Como aplicar nas estratégias do Seu Negócio?

Atualizado: 1 de jul. de 2021


O marketing 4.0 é uma forma de atrair clientes por meio de conteúdos de qualidade na internet. Todas as ações devem ter uma abordagem mais humana para tocar diretamente na dor dos clientes. Assim, as eles podem se sentir mais próximos da sua marca e, também, com seus desejos verdadeiramente valorizados.

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De onde Surgiu o Marketing 4.0?


O uso da internet vem crescendo mais e mais. Uma pesquisa da TIC Domicílios, diz que, no Brasil, três em cada quatro brasileiros acessam a internet. Isso significa que já somos mais de 134 milhões de usuários na web, e contado mais alguns a cada dia.

Segundo Philip Kotler, nos dias atuais, estamos vivendo uma nova fase do marketing. Ele define que, no atual cenário, as marcas precisam estar mais do que preparadas para esse relacionamento mais próximo com os consumidores, em que eles buscam não só produtos, mas também conhecimento, conteúdo e troca de aprendizado.

Além disso, a conexão entre os canais de marketing e a integração é fundamental. O que significa também que não devemos deixar o marketing tradicional de lado. Na verdade, ambos se complementam para tornar as estratégias cada vez mais assertivas e enriquecedoras.

Dessa forma, pode-se dizer que o marketing 4.0 é ainda mais humano e mais próximo dos consumidores do que o marketing tradicional. É preciso levar em consideração esse sentimento, como também as transformações sociais e digitais, tendências e, principalmente, a busca por conteúdo de qualidade.


Como o Marketing 4.0 se difere de cada um dos outros tipos de marketing?

Vamos entender o que aconteceu nessa evolução do Marketing 1.0 ao 4.0:


Marketing 1.0

No marketing 1.0, o foco era nos produtos. As propagandas e divulgações eram feitas de acordo com as características dos itens que precisavam ser vendidos.


Marketing 2.0

Com a chegada da concorrência, surgiu o Marketing 2.0, que tornou as empresas mais competitivas e começou a forçar um pouco a criatividade. Nesse momento, o foco ainda não era completamente no consumidor. Existia um estudo de público, mas agora, além de se preocupar com o produto, a marca também começou a protagonizar. Era o tempo de pensar na identidade da empresa, no que poderia diferenciá-la de seus concorrentes.

Isso aconteceu porque, com mais opções no mercado, os consumidores se tornaram mais exigentes.

Marketing 3.0

Com o Marketing 3.0, o público ganhou um espaço de destaque. Chegou a era da personalização, em que as empresas compreendiam nichos e também particularidades de cada um. As pessoas começaram a ser compreendidas em sua amplitude, afinal, elas não são apenas grupos, cada um tem seus gostos e se difere dos demais. Foi com o Marketing 3.0 que as marcas começaram a assumir valores humanos.

Marketing 4.0

O digital já era presente no Marketing 3.0, mas a revolução digital implicou em um cenário ainda mais hiperconectado para o Marketing 4.0, que você está conhecendo neste post. :)


Como aplicar o marketing 4.0 na prática?


Agora que você já entendeu sobre o conceito do marketing 4.0, chegou a hora de filtrar os conhecimentos e identificar melhorias para sua empresa, começando a aplicar algumas estratégias. Dentre elas, podemos citar:

  • criação de perfis nas redes sociais;

  • produção de conteúdo com qualidade;

  • implementação de técnicas de SEO;

  • ter um site responsivo, que se adeque ao mobile;

  • atualizar todas as informações de todos os canais que sua empresa tem na internet (como telefone, endereço, horário de funcionamento, etc);

  • ter uma frequência de postagem nas redes sociais;

  • saber quem é seu público-alvo e como conversar com ele;

  • interagir nas redes, responder comentários, pedir sugestões dos consumidores;

  • pensar em formas de aproximar o consumidor e melhorar suas experiências, com, por exemplo, aplicativos de jogos que ofereçam brindes para quem pontuar mais;

  • pensar em maneiras de otimizar a vida dos consumidores, economizando tempo e oferecendo soluções — como acontece com o boom dos bancos digitais, por exemplo;

  • humanizar sua marca (como, por exemplo, a Magazine Luiza, com a personagem “Lu”), assim como o atendimento, e fazer com que o cliente sinta-se ainda mais próximo e identificado com a empresa.

Anote essas dicas e mantenha-se sempre atualizado. Veja mais conteúdos no nosso blog, e fique sempre à frente no seu mercado!

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