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Saiba como gerar Leads através do Instagram.

Atualizado: 1 de jul. de 2021

Existem várias formas de gerar Leads com o Instagram, e certamente alguma dessas que vamos falar aqui, vai fazer sentido para o seu negócio.

G2 Marketing Digital | Mais que uma agência

Outubro de 2010, nasce o querido Instagram, o seu primeiro objetivo de uso era tirar fotos, aplicar efeitos nelas e publicá-las para seus amigos verem, curtirem e comentarem. Só que esse App evoluiu e as empresas enxergaram o seu potencial. Hoje é possível gerar Leads com Marketing Digital no Instagram, apoiando sua estratégia.


Com o grande número de usuários, (que a cada dia cresce mais e mais) o Instagram se tornou estratégico para essa que é uma das etapas iniciais do trabalho de Marketing. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar as melhores oportunidades.


Com o passar do tempo, o Instagram deixou de ser apenas um aplicativo para exibição de fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo, vender diretamente. Aqui nós vamos te mostrar algumas ações para começar a gerar Leads usando o perfil da sua empresa no Instagram.


7 dicas para conquistar mais Leads com o Instagram.


É muito importante identificar se o seu público-alvo realmente é ativo no Instagram. Lembre-se: as redes sociais são ótimas formas de divulgar suas ações de Marketing, mas elas dão trabalho para manter e gerenciar. Portanto, você deve investir seu tempo e seu dinheiro naquelas redes sociais que de fato fazem sentido para a sua empresa.

Caso chegue à conclusão que vale a pena investir no Instagram, você vai descobrir muitas formas de gerar Leads com o Instagram. Neste post, listamos algumas delas, inclusive todas que usamos aqui na G2. Algumas são diretas, conquistando a conversão de forma rápida, enquanto outras são indiretas, trazendo bons resultados ao longo do tempo.

Veja a seguir quais são:


1. O famos "link na bio".


É muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.


Para muitas contas, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo. Então aproveite e use. Veja como é a bio do perfil da G2. Já aproveita e segue a gente lá. 😁 @g2.mkt


2. Estabeleça uma boa frequência.


Com base na sua persona, e no seu tipo de produto ou serviço, você consegue identificar qual a melhor frequência de publicações que deve realizar para alcançar um resultado positivo na geração de Leads.

É comum encontrar a informação de que é preciso fazer ao menos uma postagem por dia no Instagram para ter esse retorno. Isso faz sentido no momento em que analisamos públicos que acessam a rede social com consistência pelo menos diária, e essas publicações possuem mais chance de chegar nas pessoas certas.

Atualizações regulares no Instagram, quando há audiência para isso, é um caminho interessante a ser seguido. Mas mesmo que não trabalhe de forma diária com as publicações, é fundamental ter um frequência pensando na geração de Leads.

Fazer publicações muito espaçadas acaba "desengajando" seus seguidores e a audiência. O mesmo pode acontecer quando realiza publicações em excesso.


3. Utilize o Stories.


O Instagram Stories é praticamente um canal a parte da rede social para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas, com uma simples chamada para ação (Call to Action). Mas lembre que a imagem ou vídeo do story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.


4. Invista no Instagram Ads.


Reserve uma verba no seu orçamento de marketing para essa ação, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima forma para complementar a sua estratégia e gerar Leads com o Instagram. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada. E como a plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, é possível "combinar" os dois públicos. E também, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais. Quer saber mais sobre esse tópico em especifico? Então deixa aqui nos comentários. :)

6. Use CTA's nas imagens.


Esse item tem a ver com o link na bio que citamos anteriormente. Você pode inserir um Call to Action (Chamada para ação), convidando o usuário a realizar essa interação, no texto do post ou, até mesmo, na imagem em si. É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, para ver fotos, vídeos e artes que são agradáveis ao olhar. Então capriche na criatividade!


7. Use hashtags (#).


Essa é a nossa última, e uma das principais dicas, aposte em boas hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos.

Caso você vá fazer um conteúdo único e personalizado, vale criar uma hashtag própria e criativa, além de também poder incentivar que seus seguidores a utilizem. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads. Podemos dizer que seguindo essas dicas, seu perfil estará praticamente configurado para atrair o máximo de Leads possível.

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