Quem compra produtos ou contrata serviços, sempre busca o melhor, certo!?
Além disso, aconteceu uma mudança de comportamento do público, que utiliza o meio digital de forma cada vez mais intensa. Assim, precisamos nos preocupar com a User Experience (UX), prática indispensável para cativar as pessoas nessa nova realidade.
Cada vez mais, percebemos a importância de manter o foco na UX. Afinal, o mercado é competitivo, e cada marca tem que melhorar a entrega dos seus serviços para desenvolver um diferencial.
Mas afinal, o que é User Experience?
User Experience, nada mais é que estudar e compreender a interação do usuário com um produto ou serviço. É a experiência do usuário ou cliente em toda a sua jornada, desde o contato com a marca até o pós-consumo.
A UX visa adotar estratégias para melhorar cada vez mais essa jornada. São mudanças e adequações para fazer uma entrega de valor para as pessoas, a fim de que estejam 100% satisfeitas com o que encontram.
Com a UX, nos colocamos na posição do nosso cliente, do usuário e escutamos sua opinião sobre aquilo que oferecemos. Assim, identificamos aspectos negativos e positivos, o que qualifica ou prejudica a jornada do cliente e a sua relação com a marca.
Por que a UX é tão relevante?
Na User Experience, mantemos o foco no cliente, na perspectiva do usuário sobre o que está consumindo. É preciso analisar cada etapa da relação, desde o primeiro contato até o consumo e o pós-venda. Afinal, em cada momento, ele pode ter uma experiência diferente.
Algumas empresas, fazem uma ótima captação de público, têm a linguagem adequada e entregam um bom produto, mas pecam no pós-venda. Há dificuldade para trocas, resolução de problemas ou esclarecimento de dúvidas. Isso quer dizer que o processo de UX está permeado de falhas.
Quando mantemos foco nele, colocando o cliente no centro e considerando a jornada completa, é possível alinhar o serviço prestado. Assim, atendemos às expectativas dessas pessoas nos diferentes aspectos da sua relação com a marca. O objetivo é constantemente buscar estratégias para oferecer o que há de melhor para o público. Dessa forma, prestamos um atendimento de excelência durante toda a relação, algo que gera destaque.
Considere que o consumidor prefere a empresa que presta um melhor serviço, atende suas necessidades, se preocupa com sua opinião e é acolhedora. Então, a atenção não deve estar direcionada apenas a oferecer um preço menor, mas um valor. Isso mesmo, preço e valor não são a mesma coisa.
Quais são as vantagens do UX?
User Experience é indispensável no ambiente digital, uma vez que esse é um espaço dinâmico, com muita informação e opções. É esse diferencial o que fará uma pessoa optar pela sua marca, e não pela concorrência.
Na hora de criar seu site, por exemplo, muitos esquecem a usabilidade. Isso é um erro, já que esse é o principal canal de comunicação da empresa com o público. Portanto, ele precisa ser completo em recursos e ferramentas, mas simples, intuitivo e agradável.
Além desses, há vários outros benefícios, como esse a seguir:
Melhor posicionamento no Google
Um site desenvolvido com foco no UX, traz informações relevantes e um bom conteúdo visual, é otimizado e responsivo. Isso quer dizer que ele tem todas as características que o Google busca para oferecer melhores resultados para os seus próprios usuários. Por isso, você consegue alcançar um posicionamento de mais destaque.
Aumento das conversões de vendas
A clareza de informações, o bom design e a facilidade para localizar ferramentas, entre outros detalhes, fazem toda a diferença na experiência do cliente. Como ele não encontra dificuldades para navegar, a probabilidade de que seja convertido para venda é maior.
Economia de recursos
Como explicamos, a UX também é composta por análises, que servem como base para as tomadas de decisão. Com isso, você adota estratégias eficientes a longo prazo, evitando investimentos constantes em tentativa e erro.
Aumento de valor percebido
Lembra que falamos que não se trata de trabalhar com preços baixos, mas com valores? User Experience proporciona justamente isso. Melhoras sua imagem e a percepção do cliente em relação ao seu negócio. Então, ele passa a enxergar o custo-benefício, o que contribui para tornar as suas estratégias de precificação mais vantajosas para você.
O sucesso do seu negócio depende da satisfação dos seus clientes.
Por esse motivo, não deixe o UX de lado. Procure aplicá-lo em cada detalhe, sempre considerando
a perspectiva do seu público, trabalhando a empatia e tendo foco em oferecer o melhor
Garantimos que assim, você vai se destacar e alcançar excelentes resultados.
Quer saber mais sobre como promover uma bom UX em seu negócio? Vamos marcar um bate papo :)
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