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O que é Inbound Marketing?

Atualizado: 1 de jul. de 2021

O Inbound Marketing é uma forma de marketing que se encaixa perfeitamente nos desejos e necessidades do seu cliente. E tentarmos encontrar uma definição para esse termo é bem difícil, pois o conceito é muito amplo e característico.

Mas de forma básica podemos afirmar que é uma maneira de ganhar o interesse de um público específico através de uma ideia de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, procurando estabelecer uma conexão com as pessoas de forma direta criando um relacionamento duradouro.

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A história do “Novo Marketing”.


O termo Inbound Marketing foi usado primeiramente por Brian Halligan. E os seus princípios se desenvolveram há décadas e tem sua fundação baseada no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, o qual publicou o livro “Permission Marketing” em 1999, contendo os princípios utilizados no Inbound Marketing. Antes, o consumidor que não tinha acesso à internet não podia controlar as informações que recebia, um tipo de publicidade que interrompe o processo de comunicação.

Hoje, o usuário pode ter total controle sobre o que pretende ler ou assistir, entre milhões de sites na internet e fanpages de redes sociais. Quando ele recebe algo de forma agressiva, se dispõe a afrentá-lo, até mesmo as grandes marcas. Se o consumidor agora tem o poder de descartar sua campanha, nada melhor do que conquistá-lo oferecendo algo que ele queira receber. Portanto, o Inbound funciona como um “imã”, que atrai o seu cliente através do conteúdo de qualidade.


Atraindo um público específico.


Ao contrário do “velho marketing”, que utiliza qualquer tática para “empurrar” produtos ou serviços para os clientes, o “novo marketing” adota táticas para ganhar o interesse das pessoas. O foco principal é produzir e compartilhar conteúdo atraentes utilizando formatos como:

  • Publicação de posts cativantes em blogs;

  • Ebooks, Whitepapers e Infográficos;

  • Divulgação de infográficos;

  • Webinars, Poscasts e fóruns online;

  • Vídeos online;

  • Guest Posting e questionários;

  • Whatsapp marketing;

  • Conteúdo que engaja nas mídias sociais;

  • SEO.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Leads qualificados

Criando conteúdo útil para o público certo, a sua empresa consegue criar uma aproximação maior com o leitor. Ele estará consumindo, com frequência, conteúdos interessantes e se educa mais sobre o assunto que você e sua empresa dominam. Assim, você não só vira autoridade no assunto por fornecer as informações, mas também educa o cliente para que ele se torne um lead qualificado para a sua equipe comercial.


Mensuração

No Outbound Marketing, o retorno é uma incerteza. Imagine um outdoor: quantas pessoas que viram aquela peça entraram em contato com a empresa? Com esse marketing, é possível mensurar o quanto aumentaram as vendas no período da campanha, mas não é mensurável a porcentagem de pessoas que foram convertidas em clientes. Já no Inbound Marketing, os resultados são mais palpáveis. Com o auxílio de ferramentas torna-se fácil analisar o número de visitantes do site, leads, acessos nos blog, nos posts, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas.


Custo

Ele custa 62% mais barato que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) de 275%. Diante da economia atual, a nova estratégia é imprescindível para as empresas, segundo 92% dos profissionais de marketing.


As 5 etapas do Inbound Marketing.


A estratégia de Inbound Marketing é dividida em 5 etapas:

1. Atrair tráfego;

2. Converter os visitantes em leads;

3. Transformar leads em clientes;

4. Fidelizar os clientes;

5. Encantar e fazê-los divulgadores do seu produto e da sua marca.

Quando produzimos e divulgamos o conteúdo correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais inclinadas a interagir. Mas para isso acontecer, é necessário produzir um conteúdo de qualidade para o público-alvo. Fazer uma pesquisa é muito importante para definir as personas e o público que comprará seu produto, além do tipo de conteúdo que ele absorverá melhor. É importante lembrar que a comunicação com os leads podem surgir através de diversos canais, como redes sociais e motores de busca. Procure saber se seus clientes passam mais tempo no Instagram, ou no Facebook, ou no Pinterest, ou no LinkedIn, ou então fazem mais pesquisas no Google.



Sua empresa já adotou o Inbound Marketing? Quais benefícios você já obteve ao utilizar essa nova estratégia de marketing? Conte para nós nos comentários ou entre em contato conosco!



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